Os homens que fotografaram Marilyn - Sam Shaw

17:46 Unknown 4 Comments



Olá!!

Hoje chegamos a mais um capitulo da série " Os Homens que Fotografaram Marilyn" , vamos conhecer um pouco da história de Sam Shaw e como era seu olhar para nossa Diva Maior!


Sam Shaw and Marilyn Monroe 1954
Sam Shaw (1912-1999) é mais um celebre fotógrafo reconhecido internacionalmente por suas fotografias de estrelas de cinema, mais um dos grandes que nos possibilitaram acesso a belas imagens do mito Marilyn Monroe.

Em seu portifólio inclua também música, teatro, escultura, pintura, literatura, jornalismo, bem como o ativismo social e político.  

Com uma carreira de quase seis décadas, Sam Shaw , conseguiu com a amplitude e diversidade de seu trabalho ter um notável registro histórico do século XX.

Pouco depois de se formar no colegial, Shaw passou a dividir um estúdio com o artista Romare Bearden, foi nesse período que Shaw voltou-se para a fotografia.

Na década de 1940, Shaw trabalhou como cartunista político, esportivo e diretor de arte do The Brooklyn Eagle .  

Sua carreira como fotojornalista começou com a revista Colliers, o que lhe permitiu viajar por todo os Estados Unidos documentando as vidas dos mineiros de carvão, artistas burlescas, músicos de New Orleans, ativistas de direitos civis, e outras pessoas comuns em circunstâncias comuns.

No início de 1950, Shaw começou a trabalhar na indústria cinematográfica como fotógrafo especial.  

Ele fotografou incontáveis ​​estrelas do cinema, incluindo Woody Allen, Humphrey Bogart, Marlon Brando, Alfred Hitchcock, John Wayne, Fred Astaire, Elizabeth Taylor, Ingrid Bergman, Sophia Loren, Charlie Chaplin, Audrey Hepburn, Frank Sinatra,Marilyn Monroe  e muitos mais.

Com Marilyn criou uma relação especial de amizade, eles se conheceram em 1952, no set de gravação do filme Viva Zapata!  , Essa parceria deixou um grande legado, Shaw, foi aquele que a retratou de forma mais intima.

1957, foi um ano mais tranquilo para Marilyn , um período em que ela trabalhou pouco e optou por ter uma vida mais reclusa ao lado de seu marido Arthur Miller, foi nesse periodo que Shaw conseguiu captar uma Marilyn alegre, espirituosa, que amava a liberdade, amorosa e divertida, lembrando muito a jovem Norma Jean de Andre de Dienes. 

 Shaw também era conhecido como um mestre da publicidade para muitos dos filmes e estrelas com quem trabalhou.

 Em 1951, ele fotografou Marlon Brando em uma t-shirt rasgado, um retrato que veio a simbolizar A Streetcar Named Desire.

Alguns anos mais tarde, ele criou a imagem icônica de Marilyn Monroe como vestido branco voando sobre a grade do metrô no filme The Seven Year Itch. 

Estas fotos de Shaw são uma das imagens mais vistas e conhecidas no século XX.

Depois de anos em sets de filmagem, na década de 1960, Shaw começou a produzir filmes.  

O primeiro filme que ele produziu foi Paris Blues (1961), estrelado por Paul Newman, Sidney Poitier, Joanne Woodward, Diahann Carroll e Louis Armstrong.  
Shaw também trabalhou em estreita colaboração com o aclamado ator e diretor John Cassavetes, o pai do cinema independente americano, como um conselheiro no primeiro filme Cassavetes 'Sombras (1959).

Shaw passou a produzir muitos dos filmes de Cassavetes, incluindo Uma Mulher Sob Influência (1974), que obteve indicação para Melhor Atriz e Melhor Diretor no Oscar 1975, e Gloria (1980), que ganhou o prestigiado Leão de Ouro do Festival de Veneza.

Mesmo tendo se destacado também na industria cinematografica, seu verdadeiro amor , manteve-se a fotografia.  

Mesmo como produtor, Shaw permaneceu sendo  fotógrafo especial nos sets de filmagem, ajudando a criar as campanhas de publicidade e propaganda para todos os filmes que produziu.

Shaw carregava ao menos duas Nikon em torno de seu pescoço para onde quer que fosse, sempre pronto a fotografar algo ou alguém que chamasse sua atenção em preto e branco e em cores.

Como resultado de toda essa diversidade, o arquivo fotográfico da Shaw contém uma vasta gama de assuntos, desde fotografias de crime, esportes, paisagens, fotojornalismo, cinema clássico americano e europeu, filme independente, e retratos.

A coleção também inclui fotos de músicos proeminentes, artistas, intelectuais e outras pessoas bem conhecidas, tais como Marc Chagall, Arthur Miller, Joe DiMaggio, Irving Berlin, Tennessee Williams, Patti Smith e Deborah Harry da banda de rock Blondie.

Hoje, o legado da obra de Sam Shaw é preservado e promovido por seus filhos e netos através de arquivos de família.

Sobre Marilyn ele disse:
  
"Ela era bela sem maquiagem e em seu espírito como pessoa."

"Ela sentia uma tremenda obrigação pessoal para com o seu público, seus fãs. Ela se fez uma superestrela, mas sentia que eles também haviam-na ajudado a ser." 

 Algumas imagens:

Marilyn e Arthur em NY











A famosa cena do vestido em  The Seven Year Itch


 Não deixe de acompanhar a série, em breve trago novas histórias para vocês.


4 comentários:

  1. Adorei a iniciativa, a gente sempre vê as fotos, mas nunca lembra de quem as tirou, né..hehe amei!

    Beijos, Jell & Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o post <3 sorte dos homens que puderam trabalhar com ela, sem dúvidas foi uma modelo incrível.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que dizer, novamente, que amei essa ideia de falar sobre quem está por trás de trabalhos tão lindos. Ainda mas se tratando da MM <3

    Beijos, Pri
    VINTAGEPRI

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.