A história por trás do Mito - Final - Lilli x Barbie

18:30 Unknown 4 Comments



 
Hi Cherrys,

Para fechar a semana e dando continuidade aos trabalhos, chegamos a parte final da história dessa boneca icônica. Se não conferiu o primeiro episódio, leia aqui.

 Vamos voltar ao ano de 1952, mais precisamente 24 de julho de 1952 , foi nessa data que surgiu nas paginas do tablóide alemão Bild Zeitung, Lilli !




Criada pelo cartunista Reinhard Beuthien , Lilli era uma moça curvilínea, pernas longas, busto generoso e pouca roupa que buscava por um namorado rico, uma versão "moderna" de Scarlett O'Hara , Lilli buscava sobreviver e superar as privações que sofreu em tempos de guerra.

A idéia de uma moça linda, solteira e um tanto mundana logo agradou ao público masculino e tanto apreço fez com que Lilli saisse dos mundos das tirinhas e se transforma-se em uma linda boneca no ano de 1955 .


Propaganda a respeito da Lilli Doll | Fonte: http://dollreference.com

A boneca Lilli foi criada em dois tamanhos 17 e 27 centimetros e comercializada especificamente para o público masculino e adulto.

Numa época em que as meninas brincavam com bonecas infantis, "pré- adolescentes", Lilli não se adequaria ao público infantil, seus olhos grandes com olhar lateral, seus labios vermelhos ensaiando um beijo, o permanente salto preto e pés pequenos remetiam a uma ampulheta
com corpo bem marcado em roupas provocantes.

Em seus slogans publícitarios, via-se coisas como : “Esteja mais ou menos nua, Lilli é sempre discreta”

Lilli

 A boneca possuia um guarda-roupa composto por camisolas, tops minúsculos e calças apertadas.

Lilli era um brinquedo sexual. Servia como presente a homens solteiros, muitos deles andavam com Lilli em seus painéis, outros a compravam apenas como objeto de admiração.





Lilli foi considerada um simbolo sexual na época, e foi em uma viagem a Suiça que Ruth Handler (criadora da Barbie) , viu a boneca pela primeira vez, julgando que esta seria o brinquedo ideal para sua filha Barbara , que como dito no post anterior, deixou de lado as bonecas infantis passando a brincar com papper dolls adultas.

Handler viu em Lilli uma novidade que poderia estimular as meninas a treinarem para a vida adulta.

Nessa viagem Ruth comprou duas bonecas , uma para sua filha e outra para ela.



Em dado momento Lilli também passou a interessar a crianças e com isso passaram a ser produzidos móveis e outros acessórios no mesmo tamanho de Lilli.

Com sua fama aumentando acabou sendo comercializada para outros países, incluindo os EUA.

A partir de então, imitações começaram a ser produzidas por empresas de Hong Kong, Espanha, inclusive por norte-americanas como foi o caso da Mattel, empresa de Ruth Handler que tratou logo de encomendar uma boneca nos moldes de Lilli ao designer Jack Ryan.



Lilli foi produzida entre os anos de 1950-1964, em setembro de 1959 a empresa de brinquedos norte-americana Louis Marx and Company adquiriu os direitos de produção de Lilli  e tentou processar a Mattel por quebra de patente, sem sucesso.



propaganda da boneca Lilli | Fonte: dariandarlingnyc.blogspot.com

A boneca Bild Lilli era vendida por U$4,00, atualmente, uma Lilli é um item raro para colecionadores, podendo chegar a mais de 20 mil dólares.


comparação Lilli x Barbie | Fonte: http://dariandarlingnyc.blogspot.com


Podemos dizer então que Lilli foi a mãe da Barbie, uma mãe ambiciosa,ousada, que cortejava os rapazes em busca de um pretendente rico, repleta de histórias "mundanas", safadinha a moça né?

Infelizmente Lilli se perdeu no tempo, mas deixou seu legado.

Bild Lilli - Barbie


Agora deixo o video da estréia mundial das novas Barbies, "Who is Barbie?" , nessa coleção a boneca aparece sendo retratada em varias etinias, cabelos e roupas diversos, ela agora passou a ter pés "flexiveis" que se adaptam ao uso de tenis, sapatilhas ou saltos, como nós, mocinhas reais, legal né?




Beijos e até a proxima.

4 comentários:

  1. Confesso que prefiro a barbie kkk essa Lili é muito safadinha kkkk amei o post super interessante 😘

    ResponderExcluir
  2. Caraca que bacana Lala, nem sabia da existência da "mãe mundana" da Barbie kkkkk, vou falar como você: "Como acha essas coisas legais?" TOP matéria, curti demais, parabéns!

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  3. Amei essa Lili. Ela tem carinha de flapper rsrs. Pena que não durou muito, sempre achei essa boneca linda, mesmo sem saber sobre a história. Ótimo Post Lais, e vida longa à Barbie, hehe

    Beijos, Pri
    http://vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro a Barbie, não gostei dessa Lili. Gostei do post <3 Um Beijão :*
    http://lorennamoreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.