Carmen Miranda e sua influĂȘncia na Moda

09:28 Li 2 Comments


Oie

Dando continuidade as homenagens a nossa "Brazilian Bombshell", vamos falar em como Carmen Miranda influenciou a moda e o quanto seus trajes exuberantes foram importantes para o Brasil.

O mundo conhece o que Ă© que a baiana tem nĂŁo sĂł musicalmente, a figura Carmen Miranda cai nas graças do pĂșblico tambĂ©m pela sua estĂ©tica alegre, colorida e cheia de charme, tornando-se Ă­cone de estilo nos anos 40. Foi umas das primeiras referĂȘncias da moda nacional, divulgando a cultura latino-americana.



Durante a dĂ©cada de 30 e 40 o cinema norte-americano viveu o seu perĂ­odo chamado "Era de Ouro", passando a ter mais visibilidade sendo um grande veĂ­culo de comunicação e influĂȘncia para a população. Quando Carmem Miranda entra em cena, causa, com suas performances de atriz e cantora no cinema americano, com seu estilo pautado na cultura tropicalista, mostrando a cara do Brasil no exterior.



Como o mundo estava passando pelo perĂ­odo da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos passaram articular a PolĂ­tica de Boa Vizinhança com os paĂ­ses latino-americanos. O Brasil neste perĂ­odo governado pelo entĂŁo presidente GetĂșlio Vargas, passou a ser o principal instrumento desta polĂ­tica com a criação do ZĂ© Carioca e a ida de Carmen Miranda para os Estados Unidos.




Carmen Miranda pode ser entendida como a maior expressão desta Política de Boa Vizinhança, isto porque a forma de mostrar a cultura brasileira mesmo que de forma estereotipada foi o pioneirismo dela.



Ela criou sua moda não preocupando-se em imitar e sim em levar a cultura brasileira. Suas roupas eram confeccionadas por ela mesma. Seus balangandãs, colares, saias, chapéus com frutas, turbantes, vestidos, bijuteria e jóias eram utilizados em suas performances artística nos filmes e musicais.

Mas o que a consagrou como a Carmem Miranda que todos conhecem foram seus trajes de baiana, criados em 1938 pra o filme "Banana da Terra". Carmem estilizou a fantasia de baiana com turbantes, batas, babados de ombros, saias, plataformas, adereços, bijuterias e balangandãs. O sucesso foi tanto que as luxuosas lojas da Quinta Avenida, em Nova Iorque, substituíam as criaçÔes de Dior e Chanel pelas suas fantasias de baiana, seus sapatos e turbantes. Logo, o turbante virou ícone de vårias atrizes inspirando a moda por onde Carmen passava.


Seu estilo prĂłprio, excentricidade e personalidade bem definida ligado ao tropicalismo de acordo com seu gĂȘnero musical Ă© de suma importĂąncia para a  histĂłria da moda. Seu estilo conseguiu atrair admiradores e profissionais da ĂĄrea. Assim pode ser considerada como desafiadora, pioneira e Ă­cone da moda de uma Ă©poca. A pequena notĂĄvel soube articular suas criaçÔes e modos de trajar pautado na cultura brasileira como forma de comunicar-se com estilo criativo nos Estados Unidos nos anos 40 sendo inspiração atĂ© nos dias atuais.



2 comentĂĄrios:

  1. Amei essa matéria! Realmente, Carmem é sinÎnimo de autenticidade, não tem como negar! Em minha humilde opinião, acredito que nenhum outro artista nacional representou o Brasil com tanto vigor.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  2. Ótima matĂ©ria! Carmen foi um Ă­cone.Adoro a influĂȘncia dela no uso de turbantes e plataformas.AlĂ©m de Ăłtima cantora, ela costurava maravilhosamente bem.Pra mim foi a brasileira mais importante do sĂ©culo 20 (mesmo tendo nascido em Portugal).

    Beijos

    www.blondevenus.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentårio e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opniĂŁo de vocĂȘs.