A História por trás do mito parte 1 : Barbie

14:15 Unknown 6 Comments




  
O post de hoje, remete a infância, qual menina não teve ou sonhou em ter uma Barbie?

A Boneca mais famosa do mundo, faz parte do imaginário de toda criança (e de adultos também) , é considerada um simbolo de beleza e hoje vamos saber um pouco mais de sua história.


Criador(a) Ruth Handler
País de origem  Estados Unidos
Data de lançamento 1959
Fabricante(s) Mattel
Distribuidora(s) Mattel


A História "original"
 
Barbie nasceu em 9 de março de 1959, seu nome verdadeiro é  Barbara Millicent Roberts, sua criadora Ruth Handler, homenageou sua filha , chamada Barbara Handler.

 A idéia de desenvolver uma boneca adulta, surgiu quando Ruth viu sua filha Barbara perder o interesse em bonecas bebês e se voltar as papper dolls.

Em 1958, a boneca foi encomendada ao designer Jack Ryan,
ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York.

Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda, loura, usava um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, pernas alongadas e cintura fina, medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura e logo se tornou simbolo de beleza e juventude.





 O primeiro exemplar da boneca era vendida a 3 dólares , foram um total de 340.000 bonecas.

Essa alta demanda levou  a criação de uma "familia" para Barbie, em 1961 veio seu namorado Ken (nome do filho de Ruth) ,  em 1963 a melhor amiga Midge e no ano seguinte Skipper, sua irmãzinha , cujo nome é da filha caçula de Ruth.



Ao longo dos anos Barbie foi vestida por mais de 70 estilistas de alta-costura, incluindo Gucci, Versace e Armani.

Para a confecção das roupas já foram usados mais de 95 milhões de metros de tecido. E os altos números estão também nos acessórios: a Barbie já teve mais de 1 bilhão de pares de sapatos e joias de diamantes avaliadas em US$ 600 mil, do joalheiro australiano Stefano Canturi.


Ruth Handler, a criadora da Barbie.

Nos anos 60  Barbie tornou-se a típica garota americana, usando twin-set de lã e faixas no cabelo, possuia perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.
Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, com o famoso tailleur cor-de-rosa.
Em 1965,  ganhou pernas flexíveis.
Em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis.  No final dos anos 60 suas roupas passaram a ser floridas e com estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Nesse periodo também começaram a ser criadas as Barbies de Lingerie.

Barbie 1964

Barbie 1968



Durante a década de 70, Barbie acompanhou a juventude da época , adotando o visual hippie, gannhou um furgão e passou a ter saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley. 



No decorrer das décadas seguintes Barbie e sua "familia" acompanharam as tendências , Barbie e Ken encarnaram diversas personalidades de cada época, John Travolta ( Os embalos de sabado a noite), Farrah Fawcet,Madona e Whitney Houston (entre outras), chegando em 1992 , candidatou-se a presidência dos EUA. Uauuu!!

CURIOSIDADES:

- Na edição de 1963, junto da embalagem da boneca, vinha um livro intitulado "Como Perder Peso". O conteúdo inteiro do livro dizia apenas "NÂO COMA!"
 Uma balança com um peso fixado em 50kg, foi um outro acessório que acompanhou o produto.

- A idéia de ter em casa uma boneca com características adultas, preocupava algumas mães, que temiam suas filhas vissem nessa boneca um ideal de corpo maduro a ser atingido precocemente, prejudicando seu desenvolvimento. Visando afastar esses medos e popularizar ainda mais a Barbie , a Mattel contratou o guru de propaganda,  Ernest Dichter e em suas propagandas, passaram a enfatizar que a Barbie era bem-vestida e atraente, as mães deveriam considerá-la uma ferramenta para ensinar as suas filhas sobre a importância da aparência e da feminilidade. Funcionou bem nos anos 60!

- Em 1997, a boneca ganhou uma cintura mais larga. A Mattel, declarou que o novo tamanho se adequaria à moda contemporânea.



Barbie através dos anos

No pŕoximo post , vocês verão a história por trás da história, vem coisa boa por ai.

Não percam!!





6 comentários:

  1. Lah fiquei besta com o "não coma" haussuahush meu deus...O post ta muito legal,quando eu era pequena eu tinha mais de 50 barbies,rsss já fui fã da boneca,hoje não simpatizo não,rss Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post! Realmente, não há no mundo outra boneca que tenha acompanhado tão intensamente as mudanças da moda e do tempo.

    Beijos,
    http://imperioretro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lala, amo suas pesquisas. Sou louca pela Barbie desde pequena. A versão dos anos 70 é maravilhosa, gostei muito. Eu sabia por alto da historia dela, já quero a parte 2 ^^

    beijos

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  4. Gente não coma, foi o fim!! que maldade!! O que virá na segunda parte? rsr ;) bjoks flor.

    ResponderExcluir
  5. uhuuu... eu amava demais a Barbie, apesar de todo esteriótipo dela, confesso que não ligava muito para isso..mas, amei saber a história dela, não sabia de muita coisa...ansiosa pelo próximo post! Mas, este "não coma" foi o cúmulo!

    Beijos, Jell e Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.