Ford Galaxie - O gigante que deixou história
Nos Estados Unidos, país sede da Ford, a fábrica criou e trouxe ao público a linha Galaxie. Em 1959 o nome Galaxie 500 surge anunciando a versão top de linha do sucesso Fairlane, até então o mais cobiçado sedan da marca.
O nome é uma alusão a era da corrida espacial (Galaxie – remete a palavra inglesa Galaxy, em português Galáxia) e o número 500 é inspirado na vitória da 500 milhas de Daytona (1958).
Em 1960 o Galaxie 500 torna-se o sucessor natural da família Fairlane (em atividade desde 1956), uma caraterística do modelo é a presença constante de imponentes motores V8 debaixo do capô. Durante a década de 60 os maiores motores da linha Ford trouxeram força e vitalidade ao carro. Durante a trajetória o veículo recebeu diversas opções de carrocerias, entre elas: Sedan (4 portas três volumes), Sport Sedan (três volumes, 4 portas e sem coluna), Coupé (duas portas sem coluna), Conversível, Pick-Up (pequena caminhonete com acabamento sofisticado), Ranchero (caminhonete com acabamento rústico), Station Wagon (perua com 4 portas) e Ambulance (versão alongada da Station Wagon).
Enquanto isso, no Brasil:
A marca que já ocupava o território brasileiro desde 1919 até então estava dedicada a montagem de automóveis e a fabricação somente de caminhões e utilitários.
Em 1967, mais precisamente no dia 16 de Fevereiro o primeiro Ford Galaxie 500 saí da linha de montagem, o carro já tinha chamado à atenção do público no final do ano anterior no “V Salão do Automóvel de São Paulo” e marcou sua época por ser o primeiro automóvel de passeio nacional da Ford.
A tapeçaria é considerada um show de beleza à parte, os bancos inteiriços, poderiam ser revestidos em vinil ou combinar a forração de tecido com vinil. Enfeites no tecido com faixas decoradas conferiam requinte a tapeçaria, tudo desenhado em relevo (chamado de “costura eletrônica”) os assentos combinam com as forrações de porta que ostentam filetes cromados entre os materiais de forração.
Em busca de um público ainda maior a Ford investiu em um novo segmento para seu grande veículo, em 1970 chega ao mercado a versão básica do modelo, com o nome de Galaxie (sem o numeral 500) conhecido como Standard.
Oficialmente o carro foi substituído pelo Ford Del Rey, um veículo que trazia uma realidade mais próxima do mercado da época, porém em estilo e paixão os Galaxies continuaram os preferidos e por isso deixaram saudades.
Hoje enquanto a maioria das pessoas ambicionam a compra de um veiculo zero Km, outros sonham, na verdade, com carros antigos, verdadeiros clássicos da história de modelos que deixaram saudade, é o caso do Marcos, além de restaurador é dono de um lindo Landau, que chama a atenção de todos por onde passa.
Inspiradas nessa preciosidade de carro e buscando eternizar também a nossa paixão por essa lindeza, a convite do Marcos fizemos esse ensaio digno desse clássico dos clássicos.
E claro que não poderia faltar o dono dessa maravilhosidade:
Ele também tem um Rot Rods , mas esse vamos deixar para a próxima matéria. :)
Para conhecer sobre o trabalho do Marcos, siga ele no instagram:@robertoribeiromarcos
Telefone: 11-98119-5126
Produção: @vintageladiesblog
Fotografia:@brazluizgregorio e @fernandomoreno.bass
Ele também tem um Rot Rods , mas esse vamos deixar para a próxima matéria. :)
Para conhecer sobre o trabalho do Marcos, siga ele no instagram:@robertoribeiromarcos
Telefone: 11-98119-5126
Produção: @vintageladiesblog
Fotografia:@brazluizgregorio e @fernandomoreno.bass
Excelente matéria! Belíssima fotos dando um requinte todo especial a esse belo Landau!Parabéns!
ResponderExcluir