O Dia em que o Rock Morreu

18:31 Unknown 2 Comments






03 de fevereiro de 1959, há 57 anos atrás, foi escrito um trágico capítulo na história do Rock and Roll.

Os cantores Buddy Holly, Ritchie Valens e J.”The Big Booper” Richardson perderam a vida em um terrível desastre de avião.

Os três grandes nomes da primeira geração do rock nos anos 50, possuíam um programa de rádio e sairam em turnê onde tocavam grandes sucessos como: “Peggy Sue”, “Oh, Boy”, “Maybe Baby” entre outras , a série de shows foi chamado “Winter Dancy Party”.

Em 2 de fevereiro realizaram sua última apresentação no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa-EUA , Buddy acabou por fretar um avião para ele e sua banda após terem problemas técnicos em um ônibus.


O piloto tinha pouca experiência com aquele tipo de aeronave (um Beechcraft Bonanza) e não soube se orientar em vôo com os instrumentos, somado ao mau tempo acabou por cair em um milharal poucas milhas após a decolagem, ás 1h05 da manhã, a colisão levou a explosão da aeronave.

Um fato curioso é que o último lugar do avião foi ocupado por Ritchie Valens e disputado no cara ou coroa , ele saiu vencedor.

O acidente marcou toda uma geração e foi o considerado o fim da era de ouro do rock and roll, eventos anteriores envolvendo Litlle Richard (que abandonou a carreira para virar pastor), Jerry Lee Lewis (que foi alvo de duras criticas após se casar com uma prima de 13 anos) e Elvis Presley ( afastado por ter sido convocado para serviço militar) já haviam deixado um grande desfalque ao gênero musical.

A morte repentina de Holly, Valens e Richardson deixou ainda maior esse vazio.

Buddy Holly prometia ter uma carreira longa e promissora, aos 22 anos tornou-se o primeiro artista a compor, gravar e produzir seus discos, foi uma das principais influências para a geração britânica no rock, os Beatles criaram seu nome, inspirando-se na banda de apoio de Buddy, “The Crickets” (os grilos), um dos primeiros grandes sucessos do Rolling Stones foi a regravação da musica “Not Fade Away”.

Ritchie Valens tinha apenas 17 anos quando morreu, era um dos novos nomes a surgir no cenário musical e ficou conhecido com as músicas “La Bamba” e “Donna” , por ter sido o primeiro nome chicano a se destacar no meio, inspirou uma geração de novos músicos hispânicos nos EUA .

J.P. “The King Booper” foi DJ e compositor, responsável por escrever grandes hits para outros artistas , quebrou o recorde ao discotecar por 5 dias seguidos em uma rádio no ano de 1957 e em 1958 foi responsável por lançar o primeiro video clipe da história para a música “Chantily Lace”

Deixo para vocês videos com as músicas desses grandes e inesquecíveis artistas.  


Buddy Holly - Oh, Boy!




Come on Let's go - Richie Valens





Big Bopper - Chantilly Lace


2 comentários:

  1. Pois é. Mto triste.
    E curioso quando vc para pra pensar na quantidade enorme de artistas que faleceram em acidentes assim. :(

    ResponderExcluir
  2. Se me incomodou o fato de todos eles terem morrido tão jovens e em acidentes terríveis, e mesmo tão jovens conseguiram fazer muita coisa e deixar o seu legado. Ótimo post!

    Beijos, Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.