As Grandes Vedetes!
Vedetes!! Ah as vedetes!!
Essas lindas moças que atuavam no teatro de revista, eram conhecidas como Vedetes, do francês "vedette" e do italiano "vedétta", que significa exposição/evidência, assim eram chamadas por serem atrações principais em eventos dos quais participavam.
As vedetes brasileiras exerciam (ainda exercem) o mesmo fascinio das pinups americanas, eram belas mulheres , sensuais, ocupavam um grande espaço no imaginário masculino e despertava grande admiração entre as mulheres.
As Vedetes Brasileiras não eram apenas belas modelos, elas iam muito além,
eram atrizes completas possuiam muitos anos de treinamento em canto, postura e dança, conseguiam tornar qualquer apresentação em uma experiência inesquecível!
O Teatro de Revista, onde as vedetes ganharam notoriedade, é caracterizado pelas encenações de musicais, comédia, criticas sociais e politicas , divididas em pequenos atos independentes , no Brasil o teatro de revista passou a ganhar força no final do século XIX e foi responsável pela revelação de grandes talentos, como Carmem e Aurora Miranda.
Carmen e Aurora interpretando a canção : Cantoras do Rádio - 1936 |
Esse tipo de espetáculo é dividido em 3 fases:
A primeira fase do gênero é marcada pela valorização do texto em relação à encenação, e pela crítica de costumes composta por versos e personagens alegóricos.
- A segunda fase é movida pelos grandes nomes que levam o público ao teatro. É a fase em que o gênero se equilibra entre quadros cômicos e de crítica política, e os números musicais e de fantasia.
- Já a terceira fase marca o ponto onde, aos poucos, a revista começa a apelar para o escracho, para o nu explícito, em detrimento de um de seus alicerces: a comédia. E é dessa maneira que entra em seu período de decadência, desaparecendo quase que completamente nos anos 60.
Um dos grandes nomes do teatro de revista foi o produtor Walter Pinto, que atuou entre as décadas de 40 e 60, seus espetáculos eram suntuosos, e requintados, contava com os nomes de grandes estrelas brasileiras, mas também realizava contratações de vedetes e bailarinas estrangeiras, vindas da França e Argentina.
O produtor Walter Pinto recepciona, no aeroporto, vedetes e bailarinas para a revista 'É Xique-Xique no Pixoxó', de 1960. Reprodução de foto do Cedoc/Funarte. |
Algumas das principais damas do (posteriormente conhecido como) Teatro do Rebolado são:
Luz Del Fuego
Luz Del Fuego - Vedete naturalista, costumava se apresentar dançando com duas jibóias. |
Elvira Pagã
Lançadora do biquíni no Brasil, ganhou o título internacional The Original Bikini Girl, depois do desfile pela praia de Copacabana, em 1950 |
Virginia Lane
Foi a vedete mais famosa da Praça Tiradentes, recebendo o título de “A Vedete do Brasil” |
Íris Bruzzi
Cena do filme As Cariocas, de 1966 - Iris foi uma das Certinha do Lalau |
Wilza Carla
O grande momento de Wilza na televisão foi interpretando as personagens Dona Redonda e Dona Bitela, na novela Saramandaia, exibida em 1976 |
Consuelo Leandro
De 1953 a 1961, foi uma das estrelas do teatro de revista, com o diferencial de apostar na comicidade, além de mostrar suas formas físicas. |
Carmem Veronica
Nos anos 50, Carmem foi uma das vedetes mais belas e cobiçadas do país. Ficou por dez anos na lista das "Certinhas do Lalau" |
A grande vedete de São Paulo, Marly foi casada com o humorista Ary Toledo e jurada do programa Raul Gil |
Infelizmente, com o surgimento da televisão e o aumento de sua popularidade, o Teatro de Revista foi perdendo força e hoje não temos mais a chance de ver estes grandes espetáculos.
A história dessa época incrível foi contada no livro "As Grandes Vedetes do Brasil" de Neyde Veneziano .
Na atualidade, temos a diva Aurora D'Vine, Vintage Model & Vaudevillian Exotic Dancer, que vem desenvolvendo um trabalho lindissimo que nos remete a toda beleza dos Teatros de Revista. Uma linda vedete, cheia de glamour!!
Aurora D'Vine - apresentação no pub The Sailor em 2014 |
Espero que tenham gostado e até a próxima!!
Que post mais lindo Lais, adorei <3
ResponderExcluirE seu layout ficou uma graça amei.
bjuxx
Casa Cherry
Own Vivi q amor!! Obrigada!! Aos poucos to tentando por ordem na casa hehehehe
ExcluirAmei Lais! <3 Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Bia!! Feliz por te ver por aqui!!
ExcluirAdorei o post, achei muito interessante.. :)
ResponderExcluirNão conhecia muito as antigas vedetes brasileiras
A Virginia Lane é linda né?
Bjos
Linda mesmo Aurora e por muitos anos foi amante de Getulio Vargas, elas tem muita historia pra contar!!
ExcluirObrigada pela visita!! Adorei.
Bjus
La, esse é um dos seus melhores posts de todos os tempos! Amei, amei, amei! Elas eram incríveis e a Aurora é maravilhosa!
ResponderExcluirParabéns :)
Beijos!
http://www.nagarupadavespa.com.br/
Ebaaaa que bom!! Feliz demais que gostou!!
ExcluirBjus
Adorei a seleção, todas muito lindas!
ResponderExcluirObrigada!!!! <3
Excluir