A última Loura radiosa, o mito da mulher loura - Marilyn Monroe

18:56 Unknown 0 Comments



01-06-1926, nascia Norma Jeane Mortensen , a menina que se tornaria anos mais tarde um dos maiores simbolos da Old Hollywood.

De natureza frágil , infância traumática e a constante sensação de abandono, a jovem tornou-se  o simbolo máximo de Hollywood, incorporando todo o glamour e sex-appeal de seu tempo . 

Enquanto a persona loira e sensual revolucionava a indústria do cinema, atrás do sorriso e olhar expressivo existia ainda uma menina aterrorizada pelos traumas de sua infância.


Devido às internações de sua mãe por problemas psicológicos, Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos, em algumas de suas biografias há relatos de abuso sexual e até mesmo uma tentativa de assassinato praticada por sua avó materna.

O fato de nunca ter conhecido seu pai também foi um grande fantasma que à acompanhou por toda a vida, fortalecendo ainda mais o medo do abandono.



Aos 16 anos , casou-se com James Dougherty de 21 anos, com quem estava namorando há seis meses.  O casamento foi arranjado , pois o casal que a acolhia desde 1937, mudaria-se para a Costa Leste e não poderiam leva-la.

Em tempos de guerra, James entrou para a marinha e foi transferido para o Pacifico Sul, com isso Norma Jean , viu-se obrigada a trabalhar , foi descoberta por um fotógrafo , tornou-se modelo e passou a investir em seu sonho de atriz.

Seu primeiro contrato foi fechado com a Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946.



 Adotou então o nome de Marilyn Monroe e tingiu o cabelo de loiro. Sua estreia no cinema foi com um papel irrelevante em "The Shocking Miss Pilgrim" em 1947. No mesmo ano participou de "Torrentes de Ódio" e "Idade perigosa".

Em 1949, passava por dificuldades financeiras e acabou por aceitar posar nua para um calendário. Esse ensaio acabou por se tornar a primeira capa da revista Playboy em 1953.

Seu primeiro papel de destaque foi em 1951, no filme "O Segredo das Viúvas". Em 52, participou de "O Inventor da Mocidade". 

Seu nome começou a atrair multidões aos cinemas, e garantiu o sucesso de "Como Agarrar um Milionário" (1953), "Os Homens Preferem as Loiras" (1953), "O Pecado Mora ao Lado" (1955) e "Quanto Mais Quente Melhor" (1959) - este, com direção de Billy Wilder, foi considerado "a melhor comédia de todos os tempos".



Marilyn não era apenas um corpo. Dona de uma excelente veia cômica, timing e talento, ia muito além da sensualidade, era de fato engraçada.

Sempre buscando se aperfeiçoar e ser reconhecida como uma verdadeira atriz e não apenas como um sex simbol, entrou para a Actor's Studio, abriu sua própria produtora, visando ter automonia sob seus filmes.

Foi casada com Joe Dimaggio , famoso jogador de baseball, o ciúme de Joe acabou por afasta-los e o divórcio ocorreu meses após o matrimônio.  Seu último casamento foi com o dramaturgo e teatrólogo Arthur Miller, ficaram casados de 1956 a 1961, para ela, Arthur escreveu o filme 'The Mistfit" (Os desajustados) ,  talvez seja seu melhor trabalho dramático, ao lado de Clark Gable , este foi o ultimo filme completo de ambos.

Em 1962, durante as filmagens de "Something's Got to Give", Marilyn foi demitida devido aos constantes atrasos, no mesmo ano protagonizou sua mais célebre performance, o "Parabéns a você",  cantado para o presidente americano John Fitzgerald Kennedy, no Madison Square Garden. 

O vestido da cor da pele, usado no "Parabéns a Você" , foi leiloado em 1999 por quase 1,5 milhão de dólares. O mais caro da história.

Aos 36 anos, em 05-08-1962, a bela Marilyn Monroe, entra definitivamente para a história, despede-se da vida e torna-se o ícone pop que até hoje encanta a todos.

Vitima de sua fama, de uma infância traumática, daqueles que a cercavam, que tomavam sua mente e a controlavam com remédios e terapias dúvidosas, Marilyn deixa muito mais que a imagem de vulnerabilidade e inocência,  sua inata sensualidade e força para suportar tudo o que a vida e Hollywood lhe impuseram, a tornaram uma das mulheres mais inspiradoras do século 20.












http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,marilyn-monroe-90-anos-de-arrebatamento,1873810



Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter



bqwbvfioLeia Mais: http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,marilyn-monroe-90-anos-de-arrebatamento,1873810
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter,
Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,marilyn-monroe-90-anos-de-arrebatamento,1873810
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

0 comentários:

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.