Givenchy e seu legado na história da moda

13:04 Unknown 0 Comments


Hubert de Givenchy  , um dos maiores nomes da história da moda, faleceu aos 91 anos, sábado,  10/03/2018 e o blog Vintage Ladies presta aqui uma singela homenagem a essa lenda da alta costura.

Confira um pouco da trajetória deste grande estilista.

Um dos grandes nomes responsáveis a dar forma à elegância as mulheres nos anos 1950 e 1960, Hubert de Givenchy , nasceu em 21 de fevereiro de 1927, em Beauvais, França , iniciou sua carreira aos 17 anos, quando mudou-se para Paris.

Trabalhou nas casas de Jacques Fath, Robert Piguet, Lucien Lelong e Elsa Schiaparelli , mas foi em 1952 ao abrir sua própria Maison,  que Givenchy consagrou-se, tendo reconhecimento imediato. Sua primeira coleção de alta-costura, que ficou marcada pela blusa de babados nas mangas, batizada de Bettina, nome da sua principal modelo e também relações públicas da marca.



Em 1953, inicia-se uma das mais encantadoras relações entre duas lendas da moda e cinema, foi neste ano que em 1953 , Miss Herpburn chega a Paris, com a missão de encontrar um figurino para seu novo filme , Sabrina (1954) , ao adentrar a Maison, Audrey foi anunciada como, Miss Hepburn, o que deixou Givenchy empolgado e depois um pouco desolado ao ver que não tratava-se de Katherine Hepburn e sim da jovem atriz Audrey.  

Nascia ali uma relação de amizade, Audrey tornou-se sua musa, foram diversos modelos criados para a atriz, e imortalizados nos filmes, Sabrina , Cinderela em Paris, Funny Face e Bonequinha de luxo. 

Por esta amizade e parceria, Audrey e Givenchy ficaram marcados como sinônimos de elegância e refinamento.
Ele criou vários modelos "chemisier", na forma saco, largos na parte superior e afunilando-se em direção à bainha. Também fez muito sucesso com os separáveis - peças que podem ser combinadas entre si -, e com as suas famosas blusas de tecidos de camisas.




Givenchy foi o primeiro designer de alta-costura a apresentar uma coleção de prêt-à-porter feminino, intitulada "Givenchy Université", em 1954.

Inovador e atemporal , Givenchy , creditava a um de seus mestres, Balenciaga, seu gosto pela estrutura minimalista das roupas.




Em 1957, lançou o seu primeiro perfume, o feminino "Le De". Originalmente vendido a poucos seletos clientes e amigos de Givenchy.

Ainda em 1957, criou o perfume "L'Interdit", em homenagem a Audrey Hepburn, e, em 1973, entrou para o mundo da moda masculina, com o lançamento da linha "Gentleman Givenchy".

Em 1959 foi lançado o perfume masculino Monsieur Givenchy. Somente 10 anos mais tarde Hubert lançou seu segundo perfume feminino: Givenchy III. 
Em 1975 foi lançado um perfume masculino, Gentleman, inspirado na elegância do próprio Hubert. Nos anos 80, novos perfumes foram lançados: Ysatis e Amarige, em 1996 Organza e Tartine et Chocolat, uma fragrância infantil.

Além de Audrey Hepburn, Givenchy vestiu outras tantas famosas, como Jacqueline Kennedy, Grace Kelly e a duquesa de Windsor.



Em 1988, a Givenchy Couture foi vendida para a LVMH (Moet Henessy Louis Vuitton), que é hoje o maior grupo de comércio de marcas de luxo.

O estilista francês se despediu das passarelas em 11 de julho de 1995 com um desfile para poucos. Foram convidados amigos pessoais, estilistas e os principais clientes, e finalizou sob os aplausos de toda sua equipe e dos mais importantes estilistas do mundo sentados na primeira fila. Estiveram presentes grandes nomes da moda: Valentino, Yves Saint Laurent, Christian Lacroix, Paco Rabanne, Oscar de la Renta, entre outros. 



Curiosidades:

> Hubert de Givenchy esteve no Brasil duas vezes: a primeira na década de 50, para o lançamento de uma coleção de algodão que havia sido encomendada pela fábrica de tecidos Bangu e a outra, em 1995, para abrir o Primeiro Congresso Brasileiro de Moda, promovido pelo Instituto Zuzu Angel e pela Faculdade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

> Todas as mulheres da família Kennedy usaram Givenchy no funeral do ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, assassinado em 1963. O vestido da viúva, Jacqueline Kennedy, foi enviado às pressas de Paris para a ocasião. Comenta-se que, na época, o ateliê de Givenchy tinha um tipo de tecido especial para cada mulher da família Kennedy.

0 comentários:

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.