As Rainhas do Rádio - Linda Batista

12:45 Unknown 0 Comments




A história do Brasil é repleta de grandes nomes e ícones que merecem e precisam ser lembrados, hoje iniciamos uma série onde apresentaremos grandes cantoras que fizeram história na era de ouro do rádio no Brasil.

Apresentando:

Linda Batista - A primeira Rainha do Rádio


Nascida Florinda Grandino de Oliveira, em 14 de junho de 1919 , filha do famoso ventríloquo João Baptista Júnior e de Emília Grandino de Oliveira, Linda iniciou a carreira acompanhando sua irmã caçula, Dirce (Dircinha de Oliveira) ao violão em suas apresentações na rádio. 

Mas foi no ano de 1936 que Linda mostrou ao mundo a que veio, ao substituir sua irmã no programa de Francisco Alves na Rádio Cajuti, Linda obteve uma grande aceitação do público, interpretando a canção "Malandro", de Claudionor Cruz.

Dona de uma linda voz e presença de palco marcante , bastou apenas um ano para que fosse consagrada como uma grande cantora.

Linda Batista , vestida de baiana.
Em 1937, Linda é eleita rainha do rádio, título que manteve por onze anos consecutivo.

O concurso foi realizado no Iate dos Laranjas, um barco carnavalesco atracado na Esplanada do Castelo, no centro do Rio.

O concurso foi criado em prol da campanha para angariar fundos destinados à construção daquele que seria o Hospital dos Radialistas. As cédulas de votação vinham na Revista do Rádio.

Após ser eleita Rainha do Rádio, Linda foi contratada por grandes emissoras como Nacional e Tupi do Rio de Janeiro; Tornou-se estrela do Cassino da Urca onde era acompanhada pela orquestra de Kolman e uma intérprete consagrada no carnaval, além de mostra-se uma artista muito versátil em vários gêneros musicais, tendo gravado marcha, rumba, samba, valsa, bolero e samba-canção.

Linda Batista e Getúlio Vargas
Após uma viagem à Argentina, em 1959, voltou à Rádio Nacional e recebeu da UBC e da SBACEM o troféu Noel Rosa, por gravar exclusivamente música brasileira. A partir de 1960 lançou principalmente músicas de Carnaval, inclusive algumas de sua autoria, participando de programas de televisão.

Seguindo a trajetória de suas sucessoras, Emilinha Borba, Marlene, Nora Ney e a irmã Dircinha Batista, autênticas representantes da fase áurea do rádio carioca, também afastou-se a partir dos anos 60 das atividades artísticas.

Entre os anos de 1938 e 1960, participou de mais de 30 filmes, também ficou conhecida como "A maioral do samba" 


Linda em cena do filme , Banana da Terra - 1939
Em 1948, após 11 anos consecutivos, eleita Rainha do Rádio, Linda passa o titulo para sua irmã, Dircinha Barbosa.



Ouça:


0 comentários:

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.