Um nome por trás dos clássicos cartazes cinematográficos

14:33 Unknown 0 Comments

Era 1942, um jovem de 21 anos, nascido no Brooklyn, ainda dava os primeiros passos em sua carreira dentro de Departamento de Artes Warner Bros., sua segunda missão era a criação de um
poster, para uma das grandes apostas do estúdio naquele ano, o icônico Casablanca.



Seu nome era Bill Gold, formado na faculdade de design de Nova York Pratt Institute, em ilustração, ainda muito jovem , Bill se firmou como um dos grandes nomes por de trás dos cartazes de grandes clássicos do cinema.

Trabalho nos estúdios Warner, até o final dos anos 50. No início dos anos 60 já havia criado sua própria empresa e nela outro grande ilustrador iniciou sua carreira, Bob Peak .

Foram mais de 2000 posteres projetados por Bill, além de outros milhares nos quais ele deu sua contribuição.  

Como  diretor criativo em design de pôsteres, Bill Gold tirava fotografias, desenhava, criava uma tipografia ou estabelecia um padrão de cores. Se não fazia uma dessas tarefas, certamente uma ou duas delas tinham os dedos dele.

 Bob Peak havia ilustrado Camelot, contudo Gold havia previamente feito todo o design.

O trabalho de Gold foi catalogado no  livro  Bill Gold PosterWorks de 2010,  para o qual Clint  Eastwood escreveu a seguinte introdução:

 “Ele respeitava o filme, respeitava a história e sempre respeitava o que nós éramos. 
Quatro dos filmes em que trabalhou ganharam Oscar de melhor filme, incluindo o Unforgiven . A primeira imagem que você tem de muitos de seus filmes favoritos é provavelmente uma criação de Bill Gold. ”

Confira alguns de seus cartazes:


Golpe de Mestre, 1973


O Exorcista, 1973


A Canção da Vitória, 1942


Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas, 1967


Uma Rua Chamada Pecado, 1951

Laranja Mecânica, 1971

Portador da doença de Alzheimer, Bill Gold faleceu no dia 20 de maio de 2018, aos 97 anos, e deixa um legado artístico de uma mente criativa e icônica.


Bill Gold

0 comentários:

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.