Fusca - Uma história de amor!

17:05 Unknown 8 Comments


Selo comemorativo dos 50 anos do Fusca


Se existe um carro antigo que desperta muito amor por onde passa, esse é o Fusca, com suas formas arredondadas , seu modelo compacto e seu jeitinho simpatico, esse carrinho vem conquistando o coração à varias gerações.

Confesso que meu coração também foi arrebatado por ele, por isso trouxe um pouco dessa história, vamos lá?

O lançamento oficial do Fusca ocorreu em 1935, projetado por Ferdinand Porsche, o carro poderia ser comprado por quase todos, ao preço de 990 marcos, era equipado com motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (até então, só se fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a três marchas).

A legitimidade do projeto do fusca porém é questionavel, para entender melhor, voltemos ao ano de 1923.

Foi nesse período que o jornalista e engenheiro Josef Ganz , criou o primeiro carro compacto com motor traseiro e carroceria arredondada, seu projeto foi batizado de Maikäfer (Meu Besouro).

Ganz almejava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente em comparação aos modelos da época e com custo semelhante a de uma motocicleta, com isso em mente, foi em 1931, que conseguiu apoio dos fabricantes de motos  para tirar do papel o primeiro protótipo do seu besouro.


Josef Ganz  e  protótipo do Maikäfer

 Em 1933 Ganz prestava serviço para BMW e  Daimler , nesse período foi preso pela Gestapo (polícia nazista) sob acusação de chantagem. Sua libertação se deu no ano seguinte, mas sua carreira de projetista ja estava prejudicada . 

Josef Ganz partiu rumo a Suiça e o projeto do Maikäfer chamou atenção do governo no país, que tentou apropriar-se de seu projeto sem sucesso. 


Adolf Hitler também foi um entusiasta na produção de  um veículo popular em larga escala e delegou a Ferdinand Porsche o desenvolvimento do Volkswagen Beetle , tendo este ficado com todos os créditos pela obra.


Ganz nunca conseguiu provar que era o pai do fusca, após o termino da segunda guerra, Ganz, que era judeu, foi para França na tentativa de desenvolver seu carro na  companhia Automobile Julien, não conseguiu.

Em 1951 mudou-se para a Austrália, trabalhou para a Holden, do grupo General Motors, vindo a falecer em 1.967.

O livro lançado na Holanda, Het Ware Verhaal van de Kever (A verdadeira história do Fusca), do historiador Paul Schilperoord trás documentos importantes de Ganz e inumeras fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.

Sendo Ganz ou Porsche o pai do fusca, só podemos agradecer , pois esse carrinho é puro amor.




O fusquinha mais querido de Hollywood






Um dia terei um igualzinho a esse!!











Alguem aqui também é apaixonado por um fusca? Conta pra gente!

Até a próxima.




8 comentários:

  1. Ahhhh muito legal essa matéria! Tenho um fusca 1967, e é a minha paixão <3!! É um carro simpático mesmo, arrancador de sorrisos. Sempre digo que se você tá estressado, ta triste...vai andar de fusca que melhora!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente fusca é um amor de carro. Esta em meus planos comprar um até ano que vem, espero conseguir hehe.
    Deixar lindão como esses acima. Amei o post. bjuxxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  3. Meu carro favorito!! AMO de mais, fusca é AMOR!

    bjus

    Ari
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  4. Amo Fusca de paixão!! <3 Ainda terei um verdinho claro ^^

    Beijos, Pri
    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria! Sou apaixonada por fuscas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, não sei se contei no post que eu contei a história do fusca lá no garupa que eu praticamente nasci em um rs, meu pai tinha e foi ele quem levou minha mãe pro hospital e foi ele também que me fez dormir vááárias vezes quando era bebê, ainda vou tatuar um <3
    Beijos

    http://www.nagarupadavespa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca havia dado muita atenção aos fuscas.
    Mas de uns meses pra cá eles tem ganhado minha atenção.

    Achei interessante q história.
    Nao conhecia.

    :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e faça meu coraçãozinho feliz!!

Quero muito a opnião de vocês.