Fusca - Uma história de amor!
Selo comemorativo dos 50 anos do Fusca |
Se existe um carro antigo que desperta muito amor por onde passa, esse é o Fusca, com suas formas arredondadas , seu modelo compacto e seu jeitinho simpatico, esse carrinho vem conquistando o coração à varias gerações.
Confesso que meu coração também foi arrebatado por ele, por isso trouxe um pouco dessa história, vamos lá?
O lançamento oficial do Fusca ocorreu em 1935, projetado por Ferdinand Porsche, o carro poderia ser comprado por quase todos, ao
preço de 990 marcos, era equipado com motor refrigerado a ar, sistema
elétrico de seis volts e câmbio seco de quatro marchas (até então, só se
fabricavam carros com caixa de câmbio inferiores a três marchas).
A legitimidade do projeto do fusca porém é questionavel, para entender melhor, voltemos ao ano de 1923.
Foi nesse período que o jornalista e engenheiro Josef Ganz , criou o primeiro carro compacto com motor traseiro e carroceria arredondada, seu projeto foi batizado de Maikäfer (Meu Besouro).
Ganz almejava criar um carro que pudesse ser mais seguro e eficiente em comparação aos modelos da época e com custo semelhante a de uma motocicleta, com isso em mente, foi em 1931, que conseguiu apoio dos fabricantes de motos para tirar do papel o primeiro protótipo do seu besouro.
Josef Ganz e protótipo do Maikäfer |
Em 1933 Ganz prestava serviço para BMW e Daimler , nesse período foi preso pela Gestapo (polícia nazista) sob acusação de chantagem. Sua libertação se deu no ano seguinte, mas sua carreira de projetista ja estava prejudicada .
Josef Ganz partiu rumo a Suiça e o projeto do Maikäfer chamou atenção do governo no país, que tentou apropriar-se de seu projeto sem sucesso.
Adolf Hitler também foi um entusiasta na produção de um veículo popular em larga escala e delegou a Ferdinand Porsche o desenvolvimento do Volkswagen Beetle , tendo este ficado com todos os créditos pela obra.
Ganz nunca conseguiu provar que era o pai do fusca, após o termino da segunda guerra, Ganz, que era judeu, foi para França na tentativa de desenvolver seu carro na companhia Automobile Julien, não conseguiu.
Em 1951 mudou-se para a Austrália, trabalhou para a Holden, do grupo General Motors, vindo a falecer em 1.967.
O livro lançado na Holanda, Het Ware Verhaal van de Kever (A verdadeira história do Fusca), do historiador Paul Schilperoord trás documentos importantes de Ganz e inumeras fotografias e desenhos inéditos do carro que inspirou o Fusca.
Sendo Ganz ou Porsche o pai do fusca, só podemos agradecer , pois esse carrinho é puro amor.
O fusquinha mais querido de Hollywood |
Um dia terei um igualzinho a esse!! |
Alguem aqui também é apaixonado por um fusca? Conta pra gente!
Até a próxima.
Ahhhh muito legal essa matéria! Tenho um fusca 1967, e é a minha paixão <3!! É um carro simpático mesmo, arrancador de sorrisos. Sempre digo que se você tá estressado, ta triste...vai andar de fusca que melhora!
ResponderExcluirAbraços
Eu sou apaixonada por fusca!
ResponderExcluirRealmente fusca é um amor de carro. Esta em meus planos comprar um até ano que vem, espero conseguir hehe.
ResponderExcluirDeixar lindão como esses acima. Amei o post. bjuxxx
Casa Cherry
Meu carro favorito!! AMO de mais, fusca é AMOR!
ResponderExcluirbjus
Ari
De volta ao retrô
Amo Fusca de paixão!! <3 Ainda terei um verdinho claro ^^
ResponderExcluirBeijos, Pri
vintagepri.blogspot.com
Ótima matéria! Sou apaixonada por fuscas! Parabéns!
ResponderExcluirAdorei o post, não sei se contei no post que eu contei a história do fusca lá no garupa que eu praticamente nasci em um rs, meu pai tinha e foi ele quem levou minha mãe pro hospital e foi ele também que me fez dormir vááárias vezes quando era bebê, ainda vou tatuar um <3
ResponderExcluirBeijos
http://www.nagarupadavespa.com.br/
Confesso que nunca havia dado muita atenção aos fuscas.
ResponderExcluirMas de uns meses pra cá eles tem ganhado minha atenção.
Achei interessante q história.
Nao conhecia.
:D